As festas de 15 anos evoluíram bastante nos últimos anos, saíram do status "brega" para mega-evento! Realizando ou não uma super produção, aí vão algumas dicas para que sua festa seja um sucesso:
O INÍCIO:
O primeiro passo é definir o tamanho do seu evento, uma idéia do número de convidados. Vale lembrar que em festas de 15 anos não ocorre a tradicional perda de 30% da previsão inicial, pelo contrário, à medida que o evento vai se aproximando a tendência é de que a lista aumente (novos amigos, trocas de nomes, namorado da amiga que decidiu ir, por aí vai...). Sugiro que considere aumentar a lista em aproximadamente 20%.
LOCAL e DATA:
Definido o número de convidados o próximo passo é encontrar um local. Existem muitas variáveis para essa escolha: Localização, espaço, valores, datas, etc. Caso queira muito uma atração confirme com a mesma sobre a possibilidade da data antes de fechar. Assim que estiver tudo certo envie um "save the date" para seus amigos. É legal para, não só garantir a exclusividade do dia, mas também ir criando uma expectativa!
PRIORIDADES:
Ao longo dos mais de dez anos de carreira posso afirmar que 80% do sucesso de um 15 Anos está relacionado à basicamente dois itens: animação dos convidados e pista de dança! De nada adianta a festa mais bonita com o melhor Buffet se pista não bombar. A música salva ou acaba com uma festa e significa em geral menos de 10% do valor total do evento. Agora, para que todos os outros itens estejam em sintonia (decoração, fotos, Buffet, seguranças, etc.) é de extrema importância contratar o melhor cerimonial possível! Este profissional irá te dar todo o suporte antes, durante e depois da festa. Organizar uma festa de 15 Anos não é nada simples. Evite dor de cabeça.
PROFISSIONAIS DA FESTA:Os grandes eventos particulares são, em sua maioria, Festas de 15 Anos e Casamentos. É necessário deixar claro que são eventos completamente distintos. Muita coisa aplicada nos Casamentos NÃO se aplica em 15 Anos (ex: timing, música, decoração, Buffet, etc.) então contrate profissionais que tenham experiência nesse tipo de eventos. Dê prioridade àqueles que você já conhece e tem certeza do resultado, seguindo indicações e, em último caso, revistas e Google.
DECORAÇÃO:
A decoração é a primeira emoção que se tem ao chegar na festa! Pesquise bem na escolha deste profissional pois o mesmo tem que ter bastante criatividade e sensibilidade para montar o cenário do evento em total sintonia com seus sonhos! Se sinta à vontade com ele!
ILUMINAÇÃO:
Na festa existem dois tipos: A luz decorativa, que colore o cenário e valoriza itens do décor, e a iluminação de pista de dança que acompanha a música. O ideal é que a luz decorativa seja dimmerizada (com controle de intensidade) para que, assim que o DJ abra a pista, ela caia bastante e dê lugar à iluminação da pista. Festa de 15 anos super clara nem pensar! Evite lustres suspensos com muitas velas, Telões 360 e painéis de led próximos à pista. Funcionam em shows, desfiles e casamentos mas em 15 anos definitivamente não. Acabam atrapalhando a iluminação de pista que é a que realmente vai fazer diferença no decorrer da noite (muita claridade atrapalha principalmente o efeito mais bonito: o Laser Show).
BUFFET:
Não é lenda, adolescentes realmente não comem muito na festa. Entre os mais pedidos: Mini-sanduiches, batata-frita, Geneal, Yogo, Koni, Cupcakes, picolés, mini-pizzas, crepes e até mesmo salgadinhos. As mesas de chocolates são deliciosas e muito bonitas mas o grande favorito dos adolescentes é o tradicional brigadeiro no copinho. Outro ponto alto são as guloseimas: M&M, Kit Kat, Batom, Marshmallow, Dentadura de gelatina, por aí vai... Não esqueça de Halls preta por motivos óbvios!
FOTO & FILMAGEM
15 Anos se faz apenas uma vez na vida então não deixe de guardar esses momentos. Aproveite o início da festa para fazer o máximo de fotos que puder, depois aproveite sua festa e se acabe de dançar sem a preocupação de bagunçar o visual! Opte por profissionais do vídeo que utilizem tecnologia LED para não inibir seus amigos com aqueles refletores super fortes!
CERIMÔNIA:
Evite cerimônias longas com depoimentos longos e muito tempo de homenagens no telão. Fica cansativo, grande parte dos convidados não presta atenção e perde-se um tempo precioso do evento. Locutor narrando a "historinha" da sua vida também não se usa mais. Uma coisa é certa, faça ao menos uma "valsa" (que não precisa ser necessariamente valsa) e cante parabéns. O DJ pode até dar algumas sugestões mas o ideal é utilizar algumas músicas que marcaram em alguma passagem da vida, uma viagem inesquecível ou algo do tipo. Afinal tudo na festa tem que ter a cara da aniversariante! Geralmente a ordem que se usa é seguinte: Valsa > Homenagens (ao vivo ou telão) > Parabéns > Pista.
MÚSICAS:
Caso não conheça bem o trabalho do DJ não deixe de elaborar uma lista com algumas músicas que você e seus amigos gostam e não gostam. Por essa lista ele irá traçar o perfil dos convidados e seguirá esta linha. Não se preocupe com a ordem das músicas, versões, e não se esqueça que nem todas funcionam na pista (certas músicas são ótimas para ouvir em casa, no carro, mas não para dançar). Confie no profissional que está contratando, ele quer mais do que você que a pista bombe e irá fazer de tudo para isso. Se não houver essa total confiança não contrate! Lembre-se da importância da pista de dança na festa.
ATRAÇÕES:
Sem dúvidas a grande atração de um 15 Anos é o DJ com show de luzes, efeitos, etc. mas você também pode ter Cabine de Fotos, Dançarinos, Vjs que fazem um trabalho visual bem interessante em plasmas, Mcs e até mesmo Baterias de escola de samba que acompanham o DJ.
PENETRAS
Festa boa tem penetra querendo entrar, não como escapar! Aí está novamente o papel de um bom cerimonial para cuidar dessa parte. Existem profissionais que utilizam até controle da lista por foto, o que praticamente zera o número de penetras. Ainda assim eles estão sempre dando um "jeitinho". Para isso, designe uma ou duas melhores amigas para que você não precise se preocupar com isso tendo que ir na porta para ver quem entra ou não.
FESTAS EM CASA:
Realizar sua festa em casa têm pontos positivos e negativos. Entre os pontos positivos: Você está em casa! Pode fazer tudo do jeito que bem entender, em qualquer data, contratar os profissionais que quiser (na grande maioria dos salões alguns serviços são vendidos em conjunto com a locação do espaço como Buffet por exemplo) e claro, é um local diferente das demais festas em um Rio de Janeiro carente de novos espaços! Por outro lado fazer em casa dá mais trabalho pois é necessário criar toda a estrutura em seu espaço (piso, toldos, geradores, etc.) mobilizando sua casa uma semana antes e depois. Financeiramente acaba sendo um pouco mais em conta mas vale precificar o trabalho. Relaxe e aproveite
Espero que as dicas lhe ajudem e que sua festa seja perfeita e inesquecível!
Deixe seu comentário...
Nenhum comentário:
Postar um comentário